Meu Pai dirige
"Por que você não faz o mesmo comigo?"
Ao ouvir isto abri os olhos. Estava ainda meio sonolenta mas as batidas do meu coração haviam mudadode ritmo. Era a voz dEle afinal.
Despertei do meu “pseudocochilo” no banco do carona no carro do meu pai (vida de estudante tem dessas: dorme meio acordado, tá acordado mas tá dormindo e qualquer lugar que dá para encostar tá encostando). A pergunta permanecia na minha mente; latente e flamejante. E antes que eu houvesse entendido plenamente ou pudesse responder à primeira pergunta, Ele fez mais uma: "O que te leva a confiar tanto, ao ponto de dormir tranquilamente, enquanto este homem controla essa máquina?"
Olhei para o lado e pela primeira vez na vida reparei no modo como meu pai dirigia. Seguíamos por um caminho que ele faz a vinte anos para ir ao trabalho. Mesmo assim, tinha os olhos fixos na estrada e as mãos firmes no volante. Apesar disso, elas não estavam tensas. Meu pai sabia o que estava fazendo.Conhecia cada atalho, rua e buraco na estrada. Sabia por onde ir para chegar onde queríamos. Seus movimentos eram mínimos e tão naturais quanto respirar. "Meu pai, de fato, é um excelente motorista", pensei. Ele tinha o controle de absolutamente tudo, controlava por completo aquela máquina que, como sabemos, se deixada sem direção, ainda que por alguns míseros segundos, causaria a sua própria destruição e provavelmente a nossa, a de outros carros e pessoas também.
"É por isso que eu confio. E por isso que eu durmo até babar aqui. Porque é meu pai está dirigindo. Eu o conheço e sei que ele sabe o que está fazendo. E meu pai não me quer mal. Ele quer o meu bem. Quer me proteger (até demais as vezes, diga-se de passagem). Ora, é o meu pai que está dirigindo."
E a voz mais linda que eu já tive o prazer de ouvir perguntou novamente: "Porque você não faz o mesmo comigo?"
Silêncio. A verdade às vezes é crua demais para descer tão seca e rápida pela goela.
E Ele continuou: "Beca, você sabe que Eu sei o que estou fazendo. Você tem certeza disso. Então para que você quer controlar toda a sua vida? Por que se apega nos planos e tem medo de nada dar certo? Deixa eu dirigir. Tire suas mãos daqui do volante. Você não foi feita para isso. Não tem capacidade para controlar nada. O que Eu já disse para você fazer é seu dever cumpri-lo. No mais, descanse tranquilamente ao meu lado. Um só segundo sem direção e você irá causar uma tragédia para você e para outros. E Eu jamais perdi o controle."
Não tinha muito o que falar depois dessa.
E continuou: "Ah, por algum motivo você questionou esse caminho que seu pai esta fazendo? Não. Não,porque ele faz esse mesmo caminho há 20 anos. Minha querida, eu dirijo e guio vidas e tenho total controle sobre o universo desde a eternidade. Confie em mim.Você já morreu para sua velha vida. Mate sua ansiedade e seu desejo de controle frenético também." E aqui estou eu. Contemplando o céu e as luzes da cidade noturna. Os olhos um pouco molhados por imaginar o quão maravilhoso Ele é, e com a esmagadora, e ao mesmo tempo reconfortante certeza de que eu não estou no controle de nada. É o Abba quem está. É meu Pai quem dirige.