Sexta-feira da Paixão
Convenhamos: É um belíssimo nome para um feriado nacional.Paixão é um daqueles sentimentos loucos que fazem os seres humanos serem...Bem, serem humanos.
Talvez o feriado tenha ganhado este nome por causa do que fazemos, que é quase um ritual, neste dia do ano. Não sei quanto a você mas, desde que eu me entendo por gente, sexta-feira santa é dia de assistir um certo filme...
O que fazemos todos os anos é assistir A Paixão de Cristo, de Mel Gibson, que passa em uma 1 ou 2 redes nacionais. Aí todo mundo chora, lembra do sacrifício de Jesus e de quanto uma morte no madeiro era cruel, dolorosa e brutal. Tem gente que nem aguenta com aquele sangue todo. (Eu particularmente gosto de ver sangue. Ainda mais nesse filme porque aquele sangue todo tem um significado real para mim). Realmente, o trabalho técnico e cenográfico deste filme é excepcional!!
O problema é o nome do filme.
O nome????? SIM, O NOME!!!!!!
Paixão [f.s]
1. Sentimento obsessivo, dominador e passageiro, seja por uma pessoa, objeto, tema ou prática. 2. Sentimento excessivo; amor ardente; afeto violento; entusiasmo; cólera; grande mágoa; vício dominador; alucinação.
3.Sentimento efêmero, provocador, impulsivo, desesperado, inquieto.
Muitos tem paixão como sinônimo de sofrimento - "paixão de Cristo" como referência ao seu sofrimento - entretanto, Jesus encarnou e morreu não por ter sido tomado por um sentimento explosivo, que o dominou momentaneamente e o fez vir a terra para satisfazer seu próprio egoísmo. Na nossa falta de compreensão e tentando explicar algo que é inexplicável, rebaixamos o Amor ao mais explosivo, alucinado e efusivo dos sentimentos que possuímos quando, na realidade, o que aconteceu é algo bem mais profundo e sublime que qualquer sentimento: Jesus amou a humanidade.
Vou repetir isso: Jesus AMOU a humanidade.
Eu sei. Parece a frase mais clichê e simplória que existe. É que nós, seres humanos, na nossa essência, não sabemos o que é o perfeito Amor. Somos limitados e incapazes demais para entender a excelência do Amor. E é por isso que o Amor se revelou a nós na pessoa de Jesus e deu sua maior e definitiva demonstração no Calvário.
Se eu pudesse, com toda certeza trocaria o nome do filme para: "O Amor de Cristo". Pois nessa "simples" frase de 4 palavras está o sentido de TUDO.